top of page
  • Foto do escritorPkNews

Dia Mundial da Prematuridade

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade que tem como objetivo chamar a atenção para os cuidados com esses recém-nascidos e enfatizar a importância do pré-natal adequado como principal estratégia de prevenção de prematuridade.


As principais causas de nascimento prematuro, como hipertensão materna, diabetes gestacional e infecção urinária podem ser evitadas com medidas preventivas, efetivas e um manejo precoce.


Outras situações menos frequentes, mas não menos importante, são as doenças placentárias, como o descolamento prematuro da placenta e a chamada placenta prévia, além de anomalias uterinas e gemelaridade, que quando manejadas adequadamente podem minimizar as suas complicações.


Um recém-nascido é considerado prematuro quando nasce antes de 37 semanas de gestação, e assim é denominado por não estar adaptado para viver fora do útero a manter suas funções fisiológicas adequadamente funcionando e com alguns órgãos ainda em desenvolvimento. Os principais problemas estão relacionados à imaturidade respiratória, digestiva , metabólica e neurológica.


Portanto, quanto mais prematuro, maior é o risco de apresentar complicações graves.

Suas complicações são as principais causas de mortalidade neonatal no mundo , além de serem responsáveis por graves morbidades neonatais e infantis, especialmente as sequelas relacionadas ao desenvolvimento neurológico.


Felizmente, a presença de uma unidade neonatal capacitada e equipada para dar suporte ao nascimento prematuro. e os avanços nos cuidados intensivos dos últimos anos, possibilitam hoje, o sucesso de muitos casos, reduzindo a mortalidade e as graves sequelas dos pequenos bebês.


Mas o grande desafio ainda segue nas medidas precoces para evitar a prematuridade!


Dra. Lisiane Dresch

Pediatra e Neonatologista


bottom of page