• PkNews

Escoliose na adolescência

Escoliose é uma patologia ortopédica que acomete a coluna vertebral, caracterizada pela presença de desvios e curvas laterais em formato de “S” ou de “C”, encontrada frequentemente na prática clínica, principalmente em adolescentes, mais comumente em meninas no período da puberdade. Entre esses, o tipo mais comum é a escoliose idiopática do adolescente.


A escoliose do adolescente pode estar relacionada com fatores genéticos, ambientais e biomecânicos, embora a relação entre esses fatores na patogênese da doença não seja completamente entendida. Em alguns jovens com escoliose, a curvatura da coluna vertebral é tão pequena que não é visivelmente aparente durante as atividades normais, cotidianas. Muitos diagnósticos são feitos em avaliações de rotinas, achados radiológicos, ou quando há descontentamento físico notado pelo próprio paciente, amigos ou família.


Para a maioria dos pacientes adolescentes, a escoliose não é dolorosa. No entanto, se não for tratada, a curvatura da coluna vertebral pode tornar-se tão grave a ponto de causar dores nas costas e dores em outras áreas do corpo, além de uma deformidade visível da coluna vertebral e de outros problemas físicos e de saúde.


Você deve suspeitar de escoliose quando um ombro parece estar mais alto do que o outro, quando a pélvis parece estar inclinada e/ou quando a coluna vertebral é encurvada anormalmente para um os lados.


Quando os pais têm alguma dúvida sobre a postura da criança ou do adolescente, devem procurar um ortopedista pediátrico que irá realizar uma avaliação completa e, assim, prevenir possíveis problemas futuros.


O diagnóstico precoce favorece sempre o tratamento.


Na Pronto Kids você agenda a sua consulta com a Dra. Cloris Kessler

e Dra. Priscilla Montanhini através da nossa central de atendimento: (51) 99256.1100.



#pknews

ENTRE EM CONTATO!

Tel: (51) 3328.3459

E-mail: atendimento@prontokids.com.br

  • Instagram

VOCÊ TEM ALGUMA PERGUNTA?