• PkNews

Veja a importância dos cuidados com a saúde dos olhos das crianças

No dia 10 de Julho é comemorado o dia da Saúde Ocular, data escolhida para alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde dos olhos.


Por isso, separamos cinco dúvidas frequentes sobre a saúde ocular infantil, respondidas pela Dra. Juliana W. Dada, médica oftalmopediatra da Pronto Kids.


1. Com que idade devo levar meu filho pela primeira vez num médico oftalmologista? E qual a frequência?


Ao nascimento é feito o Teste do Olhinho ainda na maternidade pelo pediatra. Se estiver tudo bem na primeira avaliação inicial, aos 6 meses é a idade indicada para realizar a primeiras consulta oftalmológica completa, para avaliar possível estrabismo ou outras anormalidades da visão. Até os dois anos a recomendação é de uma consulta a cada 6 meses. A partir de então, pode ser realizado de forma anual.


2. O uso de eletrônicos (celular e tv) por bebês e crianças, prejudica os olhos?


Sim, além de problemas como ressecamento dos olhos e fadiga visual, o uso excessivo dos eletrônicos está associado ao aparecimento e progressão mais rápida da miopia.


3. Quando a dor de cabeça é um sinal de doença ocular?


Normalmente quando ocorre mais ao final do dia, especialmente após atividades que usam a visão por tempo prolongado como leitura e uso de eletrônicos.


4. Como detectar o estrabismo em um bebê?


Através do exame oftalmológico realizado na consulta.


5. O que é Ambliopia? Existe algum tratamento?


Ambliopia é a baixa de visão de um dos olhos e ela pode ocorrer por vários motivos: estrabismo, grau de óculos (especialmente quando há uma diferença importante de grau de um olho pro outro ou quando o grau é alto) e outras doenças oculares. Além de tratar o fator que a causou é utilizado também o tampão ocular, com o qual cobrimos o olho bom para estimular o cérebro a aprender a enxergar com o olho que está com visão mais baixa. O período crítico do desenvolvimento visual é na infância, por isso quanto mais precoce for detectada maior será a chance de o tratamento trazer resultado.


Cuidar da saúde ocular infantil pode prevenir diversas doenças futuras. Na Pronto Kids você agenda a sua consulta com a Dra. Juliana através da central de atendimento: (51) 99256.1100.


#pknews

ENTRE EM CONTATO!

Tel: (51) 3328.3459

E-mail: atendimento@prontokids.com.br

  • Instagram

VOCÊ TEM ALGUMA PERGUNTA?